Investimos por si em carteiras de fundos
De forma simples com o nosso serviço de investimento automatizado.



Tenha em conta que qualquer investimento implica riscos, incluindo ausência de rentabilidade e/ou perda do capital investido. O valor do investimento está sujeito a flutuações do mercado e, portanto, os dados simulados apresentados não podem representar um indicador fiável de resultados futuros.
¹ Simulador limitado a 1 milhão de euros. Serviço com investimento mínimo de 500 € e sem limite máximo. Cobrança mensal de comissões anuais de gestão, calculadas sobre a média diária de ativos sob gestão. As rentabilidades indicadas são brutas e dever-se-ão aplicar as comissões estabelecidas para o serviço “Investimos por si”, que vão desde 1,03% para saldos inferiores a 25.000 € até 0,42% para saldos iguais ou superiores a 1.000.000 €. IVA incluído.
² As rentabilidades esperadas apresentadas no gráfico são aproximadas e baseadas em projeções de mercados financeiros com 95% de probabilidade. Em função do ponto de partida (hoje) nos mercados financeiros, as diferenças nas projeções dos diferentes tipos de risco podem dar a sensação de um menor risco/queda em prazos médios para estratégias mais arriscadas. Na subscrição do serviço, a estratégia selecionada estará sempre enquadrada no perfil de risco do investidor, com base na sua experiência, nos seus objetivos e na sua situação.


Acompanhe a evolução do seu dinheiro no Robo-Advisor, a partir de qualquer lugar
- A partir de 500 €
Depois, pode aumentar aos poucos o seu investimento com contribuições periódicas ou pontuais a partir de 1 €. - Construa um plano para o futuro
O serviço de investimento automatizado Robo-Advisor foi pensado para otimizar as estratégias de investimento de médio e longo prazo. - Os melhores profissionais
O nosso comité de investimentos com ampla experiência gere o seu investimento. - Precisa de ajuda?
A nossa equipa de especialistas está à sua disposição por e-mail e telefone para efetuar qualquer consulta ou esclarecer qualquer dúvida que tenha. - Com os benefícios fiscais dos fundos
Uma vez que as carteiras são compostas por fundos de investimento, as configurações utilizadas para otimizar o seu investimento são realizadas sem qualquer impacto fiscal, como acontece ao transferir dinheiro entre fundos.
O serviço de investimento Robo-Advisor é tão simples quanto isto:



Quanto custa o serviço “Investimos por si”?
As comissões anuais de gestão aplicadas sobre este serviço são as seguintes:
- Para saldos inferiores a 25.000 €: 0,85% + IVA (1,03% com IVA incluído)
- Para saldos iguais ou superiores a 25.000 € e inferiores a 100.000 €: 0,65% + IVA (0,79% com IVA incluído)
- Para saldos iguais ou superiores a 100.000 € e inferiores a 500.000 €: 0,55% + IVA (0,67% com IVA incluído)
- Para saldos iguais ou superiores a 500.000 € e 1.000.000 €: 0,45% + IVA (0,54% com IVA incluído)
- Para saldos iguais ou superiores a 1.000.000 €: 0,35% + IVA (0,42% com IVA incluído)
A cobrança de comissões deste serviço realizar-se-á de forma mensal na sua conta de gestão discricionária, sobre o saldo líquido nessa conta e, só se não houver saldo suficiente, será feita a cobrança mediante a venda de participações dos fundos de investimento da sua carteira. Estes custos de gestão são calculados sobre a média diária de ativos sob gestão.
Por exemplo, para um investimento de 20.000 €, a comissão seria de 17,17 € (IVA incluído e montante da comissão arredondado ao dígito superior). Tenha em conta que o saldo do seu investimento é reajustado periodicamente de forma automática, pelo que o cálculo das comissões também varia segundo o montante total de investimento.
O que é o serviço “Investimos por si”?
“Investimos por si” é um serviço de investimento, através do qual um cliente assina um mandato de gestão que autoriza os especialistas do Openbank a gerir o património que deseja investir, através de uma carteira de fundos de investimento; habitualmente designado de serviço de gestão discricionária de carteiras.
Este serviço foi criado para um horizonte temporal de investimento a médio ou longo prazo. No Openbank, consideramos que um investimento a médio (3-7 anos) ou longo prazo (mais de 7 anos) é a forma mais eficiente e ideal de investir.
Este serviço será prestado essencialmente através de uma ferramenta online automatizada, que estará disponível tanto no site como na aplicação móvel (o termo Robo-Advisor que vê na parte superior da página nasce da combinação das palavras anglo-saxónicas “Robot” e “Advisor” e é o termo dado a um serviço com estas características).
Além disso, poderá entrar em contacto com os nossos especialistas em investimentos, através do número (+351) 800 210 047 ou do email investimentos@openbank.com, quando precisar de ajuda para resolver qualquer dúvida que tenha ou para contratar este serviço.
Depois de contratar o serviço, poderá realizar um seguimento contínuo do seu investimento a partir do site ou da nossa app e receberá um relatório mensal com todas as informações que necessita.
A qualquer momento, poderá realizar contribuições, tanto pontuais como periódicas para aumentar o seu investimento.
Além disso, poderá criar um objetivo económico e associar o seu investimento
para ver o progresso. Poderá escolher algum dos objetivos que propomos ou estabelecer qualquer outro objetivo a seu critério.
Descubra aqui os resultados do nosso serviço de investimento automatizado Robo-Advisor.
Por que gerimos o seu dinheiro dando prioridade aos fundos ESG?
No Openbank, temos a convicção de investir de forma responsável para com a sociedade e o ambiente. Por isso, damos prioridade ao investimento em fundos que têm em conta critérios ambientais, sociais e de governação (sigla inglesa “ESG”). Neste sentido, as estratégias do nosso serviço de investimento automatizado Robo-Advisor contam com pelo menos 50% de exposição em fundos com critérios ESG.
Para além de ter uma finalidade responsável para com a sociedade e o ambiente, incorporar fundos com critérios sustentáveis permite-nos otimizar as nossas estratégias de investimento em termos de rentabilidade e risco a médio e longo prazo, alcançando uma maior eficiência para os nossos clientes no momento de investir.
Também somos conscientes de que determinadas atividades de investimento podem causar impactos negativos na sustentabilidade. Por este motivo, procuramos minimizá-los sempre que possível através da aplicação dos critérios estabelecidos tanto nas políticas e nos procedimentos internos como nas políticas corporativas do Grupo Santander.
Na seleção de fundos para as nossas estratégias de investimento, contamos com a assessoria da Santander Asset Management, SGIIC, S.A., pioneira em gestão de investimento sustentável em Espanha, para levar a cabo uma análise dos critérios ESG destes fundos e sua posterior seleção.
Aqui pode consultar informação em matéria de sustentabilidade do nosso serviço de gestão de carteiras.
Quem e como se gere o dinheiro que decide investir?
O Openbank é o responsável pela gestão do investimento dos clientes que contratam o serviço "Investimos por si". Para isso, o Openbank constituiu um Comité de Investimentos que se reúne de forma periódica (por exemplo, em 2019 reuniu-se 19 vezes, em 2020, 23 vezes, em 2021, 15 vezes, em 2022, 14 vezes e, em 2023, 12 vezes). Este Comité de Investimentos conta com a assessoria da Santander Asset Management, SGIIC, S.A., que nos proporciona a sua visão dos mercados e uma distribuição de ativos ótima, assim como de fundos de investimento, para implementar em cada estratégia de investimento.
O Comité de Investimentos do Openbank gere as carteiras com base num risco definido e na sua procedência (tipo de juros, mercado de ações, risco de crédito, etc.) e não numa distribuição de ativos predefinida (por exemplo, 50% rendimento variável e 50% rendimento fixo). Esta forma de gerir permite adaptarmo-nos melhor às condições cambiantes dos mercados, garantindo que o risco assumido está sempre sob controlo. É a forma de maximizar o resultado obtido para cada nível de risco.
A revisão das carteiras é realizada de forma contínua, tendo em conta a evolução dos diferentes mercados. As decisões de gestão sobre as carteiras são sempre tomadas no Comité de Investimentos do Openbank.
Quando consideramos importante, enviamos um "Flash de mercados" por e-mail aos nossos clientes, informando em primeira mão sobre a atualidade dos mercados financeiros: o que está a acontecer de mais relevante a nível global, como afeta as nossas estratégias do serviço de investimento automatizado Robo-Advisor e como estamos a reagir no Openbank. Pode consultar aqui o último "Flash de mercados".
Como posso contratar?
Para contratar o serviço de gestão discricionária de carteiras “Investimos por si” é necessário ser cliente Openbank. Terá de responder a algumas perguntas simples que servem para avaliar os conhecimentos sobre os mercados financeiros e a experiência do cliente, os seus objetivos de investimento, a sua tolerância ao risco e a sua situação financeira, nomeadamente a sua capacidade para suportar perdas. O conjunto destas perguntas que determinam o perfil de risco da cada investidor é designado por Teste de adequação. A avaliação das suas respostas permitirá identificar o seu perfil de investidor para que possamos propor-lhe uma carteira de investimento adaptada a si. O Teste de adequação é exigido a todos os clientes não profissionais aos quais se irá prestar um serviço de assessoria financeira ou de gestão de carteiras de investimento.
Uma vez realizado o teste, poderá fazer simulações para ver o possível comportamento do seu investimento, e poderá, inclusive, associá-lo a um objetivo de investimento, se o desejar.
Em função do seu perfil, iremos propor-lhe estratégias de investimento à sua medida e irá dizer-nos qual é o montante que deseja investir a partir de 500 €. Posteriormente, poderá realizar contribuições sempre que desejar. Por último, bastará ler, aceitar e assinar o contrato, e será titular de uma conta de gestão discricionária.
Por que razão é necessário fazer o Teste de adequação?
O Teste de adequação permite-nos assegurar que as estratégias de investimento que lhe propomos são as que melhor se ajustam às suas necessidades como investidor. Para isso, responderá a algumas perguntas simples sobre os seus conhecimentos e experiência, os seus objetivos de investimento e a sua situação financeira, e com base nas suas respostas determinaremos o seu perfil de investidor.
Com o Teste de adequação procura-se evitar que um cliente contrate um produto que não compreenda ou em relação ao qual não esteja ciente dos riscos inerentes que este implica, tomando-se as melhores decisões para a evolução do seu investimento.
Quais os riscos associados a este serviço?
Com este serviço, como em qualquer investimento, existem certos riscos próprios dos mercados financeiros, incluindo o potencial risco de perda do capital investido ou o de ausência de rentabilidade. Por isso, criámos cinco perfis de investidores diferentes em função do risco que esteja disposto a assumir, entre outros fatores.
CONSERVADOR:
PERFIL: O objetivo deste perfil é a proteção e estabilidade do seu património e entendemos que estaria disposto a assumir riscos e potenciais perdas muito baixas a curto prazo.
ESTRATÉGIA: O risco da estratégia de investimento associado ao perfil conservador deverá estar compreendido na faixa inferior do intervalo de volatilidade entre 2% a 5%, calculado com base em dados históricos a três anos.
MODERADO:
PERFIL: O objetivo deste perfil é a estabilidade do seu património, mas também procura proteção face à inflação e entendemos que estaria disposto a assumir riscos limitados com potenciais perdas não muito significativas.
ESTRATÉGIA: O risco da estratégia de investimento associado ao perfil moderado deverá estar compreendido na faixa superior do intervalo de volatilidade entre 3% e 6% calculado com base em dados históricos a três anos.
EQUILIBRADO:
PERFIL: O objetivo deste perfil é o equilíbrio entre a estabilidade e o crescimento patrimonial e entendemos que estaria disposto a assumir riscos nos seus investimentos financeiros e potenciais perdas a médio prazo.
ESTRATÉGIA: O risco da estratégia de investimento associado ao perfil equilibrado deverá estar compreendido na faixa inferior do intervalo de volatilidade entre 6% e 9%, calculado com base em dados históricos a três anos.
DINÂMICO:
PERFIL: O objetivo deste perfil é o crescimento patrimonial e entendemos que estaria disposto a assumir os riscos próprios da evolução dos mercados financeiros, contemplando potenciais perdas a médio prazo.
ESTRATÉGIA: O risco da estratégia de investimento associado ao perfil dinâmico compreendido na faixa superior do intervalo de volatilidade entre 7,5% e 10,5%, calculado com base em dados históricos a três anos.
AGRESSIVO:
PERFIL: O objetivo deste perfil é o crescimento patrimonial maximizando a rentabilidade e entendemos que estaria disposto a assumir potenciais perdas com o objetivo a longo prazo de maximizar a rentabilidade da sua carteira.
ESTRATÉGIA: O risco da estratégia de investimento associado ao perfil agressivo deverá estar compreendido num intervalo de volatilidade entre 9% e 15%, calculado com base em dados históricos a três anos.
É importante ter em conta que, caso as condições de mercado assim o requeiram, as estratégias de investimento associadas a cada perfil de investidor podem sofrer potenciais desvios em relação aos intervalos de volatilidade¹ indicados anteriormente.
¹Volatilidade é a flutuação no preço dos ativos da carteira.
Como manter o controlo sobre os seus investimentos e fazer o seguimento da sua carteira?
Dispõe de um painel de controlo completo a partir do qual pode fazer o seguimento do seu investimento em qualquer momento, decidindo fazer mais contribuições (periódicas ou pontuais), reembolsar uma parte do investimento ou cancelar o serviço. Também pode consultar o seu teste de adequação, e inclusive mudar de estratégia, sempre dentro das que figurem como idóneas segundo o resultado do teste que esteja vigente nesse momento.
Além disso, dispõe de informação sobre a evolução de seu património e a projeção da rentabilidade esperada, bem como dos fundos que compõem a sua carteira e inclusive o detalhe das operações que realizamos.
Quando a sua carteira baixar 10% ou múltiplos de 10% tomando como data de referência a última informação periódica que lhe enviámos, comunicar-lhe-emos essa situação de forma imediata por e-mail ou através da área privada do site o, mais tardar no final do dia útil em que o limite for ultrapassado ou, no caso de o limite ser ultrapassado num dia não útil, no final do dia útil seguinte.
Mensalmente, enviar-lhe-emos, para a sua área de correspondência eletrónica, um relatório do estado da carteira que refletirá o resumo da sua posição desde o último relatório, a rentabilidade da sua carteira face ao teste de referência para diferentes horizontes temporais, os custos e despesas incorridos durante o período, etc. Enviaremos anualmente o relatório de custos e despesas que inclui um parágrafo que apresenta de forma detalhada os custos e despesas tanto do serviço (explícitos) como do produto (implícitos).
O que acontece se os seus objetivos de investimento ou as suas circunstâncias mudarem?
Nesse caso, terá de realizar um novo teste de adequação para que possamos propor-lhe a carteira que melhor se adequa às suas necessidades e já está. Nós tratamos de tomar as decisões de gestão necessárias para adequar a sua carteira às suas novas circunstâncias.
Pode alterar o seu teste por telefone através do número (+351) 800 210 047, disponível de segunda a quinta das 9h00 às 19h00 e sexta das 9h00 às 18h00, onde será atendido pelos nossos especialistas em investimento.
Qual é o investimento mínimo para contratar o serviço?
Para poder usufruir do serviço “Investimos por si”, deverá realizar um investimento mínimo de 500 €. Uma vez realizada esta contribuição mínima inicial, pode realizar contribuições pontuais sempre que quiser, ou também definir uma contribuição periódica a partir de um mínimo de 1 €* com periodicidade diária, semanal ou mensal.
Tanto as contribuições pontuais como periódicas serão investidas nos vários fundos de investimento na proporção necessária para manter as ponderações que o seu mandato exige.
*Estas contribuições vão-se acumulando até perfazerem 10 € e serem investidas na distribuição de ativos que corresponda à sua estratégia de investimento.
Quando posso recuperar o meu dinheiro?
Poderá dispor do seu dinheiro a qualquer momento através da opção de realizar um reembolso parcial ou cancelamento do serviço. Também pode alterar uma estratégia de investimento a qualquer momento.
O montante a reembolsar deve ser superior a 10 €, enquanto que o valor máximo dependerá do valor atual do seu investimento. Foi fixado um valor mínimo de 500 € para poder gerir cada carteira. Pode solicitar o cancelamento da sua carteira a qualquer momento, tanto a partir do site como da app ou através do Serviço de Apoio ao Cliente por telefone.
Uma vez processada a ordem de cancelamento da carteira, serão geradas as ordens correspondentes para liquidar as suas posições. O seu dinheiro será então transferido para a Conta à Ordem associada à sua carteira deduzido das comissões de gestão pendentes.
Tenha em conta que as suas ordens serão executadas se não estiver a decorrer nenhum ajuste da carteira. Ou seja, se no momento em que realizar uma ordem, a sua carteira estiver em processo de reajuste, essa ordem (e as seguintes) poderão demorar uns dias a serem executadas até que se finalizem todos os ajustes.
Como posso realizar contribuições adicionais no serviço “Investimos por si”?
Para realizar contribuições adicionais, pode aceder a qualquer momento à opção de fazer uma nova contribuição. Terá de selecionar a carteira para a qual pretende realizar a contribuição e indicar se quer fazer uma contribuição pontual ou periódica. Pode escolher entre periodicidade diária, semanal ou mensal.
Pode efetuar contribuições a partir de 1 €, mas só serão enviadas as ordens de execução das mesmas quando o montante atingir os 10 € (por exemplo: se fizer contribuições de 2 € por dia, o ajuste será realizado no quinto dia pelo montante de 10 €).
Por cada nova contribuição realizada para o serviço “Investimos por si” ficarão 1% do referido investimento em liquidez para que se possa dispor desse dinheiro que se encontra em liquidez para a cobrança de comissões mensais do serviço.
Posso modificar a minha estratégia de investimento?
Pode alterar a estratégia de investimento da sua carteira nas opções do painel de controlo do seu investimento. Estarão ativas todas as estratégias abrangidas pelo seu perfil de investidor e poderá realizar comparações entre a sua estratégia atual e a selecionada antes de confirmar a alteração da estratégia de investimento.
É possível ter várias estratégias de investimento em simultâneo?
Sim, poderá ter até 10 carteiras. Um cliente poderá ter a carteira correspondente ao seu perfil de investidor e qualquer carteira sob esse perfil de risco, sempre tendo em conta o resultado do teste de adequação do cliente em vigor nesse momento.
Deixe-nos os seus dados e ligaremos de volta (2.ª a 5.ª das 9h00 às 19h00 e 6.ª das 9h00 às 18h00).